terça-feira

Perfumista Francês Fala Sobre as Fragrâncias

A partir de O Globo

Assim como os bons conhecedores de vinho, o francês Gérard Delcour é capaz de identificar aromas como poucos. Só que, no caso dele, o líquido idolatrado é o perfume. Gérard é uma das maiores autoridades na área e ocupa o cargo de presidente do Comitê Francês do Perfume, além de presidente do Grupo Clarins. Em uma conversa no hotel Caesar Park, em Ipanema, durante uma breve passagem pelo Brasil, o especialista falou sobre as tendências e deu dicas às brasileiras de como combinar perfume com o clima quente daqui.

A gente imagina que alguém nesse cargo cheire muitos perfumes diariamente, é assim mesmo? E o que faz exatamente o Comitê Francês do Perfume?

Cerca de 500 novas fragrâncias são criadas por ano, então, sem dúvida, experimento muitos perfumes. Mas há outros trabalhos. O comitê foi criado em 1967 para cuidar da imagem do perfume francês. Organizamos exposições e fazemos pequenos livros com informações para as
vendedoras das perfumarias. Fomos nós que elaboramos a classificação considerada mais exata das famílias olfativas: cítricos, florais, filifolhas, chipre, amadeirados, âmbar e couro. Financiamos parcialmente a Osmothèque, em Versalhes, que é uma biblioteca de odores, onde há todos os perfumes que existem. E também reconstituímos os que não existem mais, como a colônia usada por Napoleão Bonaparte em Saint Helène (ilha britânica onde ele foi exilado).

Quais os perfumes franceses mais vendidos no mundo?


Como aqui faz muito calor, fica mais difícil acertar na escolha do perfume nesse clima? Como deve ser usado?

Existe uma família ideal que é a de fragrâncias "frescas", menos pesadas, como bergamota, limão, toranja (pamplemousse). Com a multiplicação do vaporizador, é preciso cuidado para não exagerar na dose. Uma "apertada" representa quatro doses. Duas "apertadas" são o ideal para um dia ou uma noitada.

O vaporizador é uma tendência então? Há outras?

Sim, é uma tendência. É mais prático, e o perfume fica mais bem conservado. Nos Estados Unidos, há uma onda de celebridades, como Jennifer Lopez e Beyoncé, lançando seus produtos, mas a França não aderiu. Os únicos que já lançaram foram Alain Delon e Catherine Deneuve, e nunca funcionaram na França. Em termos de aromas, há dez anos, a moda era perfumes mais pesados, meio orientais, com fundos de baunilha e patchouli. Hoje, o vaporizador tende a acalmar um pouco os perfumistas, e os aromas estão florais, mais leves. Ninguém quer mais um perfume que ocupe o ambiente inteiro.

Nenhum comentário: