
Um perfume diz muito sobre a mulher e sua personalidade. A fragrância se torna parte dela e a identifica, por isso, escolher o cheiro ideal é tão importante. Entre tantos perfumes disponíveis, muitas mulheres optam pelos clássicos, como o Chanel Nº5, da grife Chanel.
Um ícone lendário da perfumaria, o Nº 5 foi criado no ano de 1921, por Ernest Beaux, a pedido de Coco Chanel, que declarou querer um perfume de mulher, com aroma de mulher. A estilista foi a primeira a lançar um perfume com o nome de uma grife; o 5 foi escolhido por ser o número da sorte de Chanel, e também por ter sido a quinta fragrância apresentada pelo perfumista à estilista.
A história conta que a inspiração de Ernest Beaux veio quando retornava de uma campanha militar no Círculo Polar Ártico, por volta de 1920. Durante o sol da meia-noite, os lagos e rios exalavam um aroma fresco, que o perfumista tentou reproduzir.
Pela primeira vez, havia sido elaborado um perfume artificial que combinava grandes quantidades de aldeídos e substâncias sintéticas, para suavizar as notas florais, e obter um aroma mais sofisticado. A fórmula desenvolvida por ele levava mais de 65 substâncias, entre as quais estão rosas, jasmins de Grasse, flores raras do oriente, sândalo e essência de pau-rosa. Com mais de 80 anos de história, a composição do perfume permanece inalterada, assim como a embalagem art decó.
Por muitos anos, o Chanel Nº 5 foi considerado o perfume mais caro do mundo, um verdadeiro símbolo do século XX. Foi ele que deu a Coco Chanel sua fama internacional e fortunas em dinheiro. Inicialmente, era dado de presente aos melhores clientes se sua boutique. Logo se tornou o aroma oficial da loja, da grife e um representante do refinamento, do status e do bom gosto. Na década de 50 ele ganhou destaque, quando a atriz Marilyn Monroe declarou: “Tudo o que uso para dormir são duas gotas de Chanel Nº. 5”.
A fragrância, extremamente feminina, tornou-se atemporal. Com um aroma floral indefinido, resiste à efemeridade das tendências por estar em um nível superior, para ser usado no presente e na eternidade.
Adaptado de Portais da Moda - www.portaisdamoda.com.br
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