quarta-feira

Justiça decide pelo fim da alta costura de Christian Lacroix

02/12/2009 - Abril.com.br

A Corte de Comércio de Paris anunciou na tarde desta terça-feira (1) o plano de reestruturação da grife Christian Lacroix. A marca será obrigada a fechar a linha de alta costura, permanecendo apenas com perfumes e acessórios.

A marca, que foi comprada por investidores americanos em 2005, foi quem desenhou o plano de recuperação da empresa, que prevê a redução de 120 para 15 funcionários. Eles serão os responsáveis pelos produtos que continuarão a ser fabricados, mas as roupas vão ficar de fora. Desse modo, Christian Lacroix não deve aparecer mais nas passarelas da semana de moda de Paris.

A casa de costura estava sob administração da justice desde junho, uma vez que apresentava dívidas com fornecedores e funcionários. Em 2008, a companhia registrou um prejuízo de US$ 15,06 milhões. A coleção feminina de verão 2009 teve uma queda de 35% nos pedidos.

A grife havia sido criada em 1987 e, desde então, tornou-se admirada por suas roupas barrocas, tendo vários consumidores famosos. Especialistas apontam que o fator decisivo para a marca foi a incapacidade de transformar a capacidade criativa em lucros.

A crise financeira derrubou outras gigantes do setor. Em agosto, o grupo alemão Escada declarou falência e, em outubro, a Versace anunciou um corte de 25% da sua força de trabalho.

Nenhum comentário: